sexta-feira, 19 de agosto de 2011

16º Congresso da UMES espera receber 300 estudantes

O principal encontro municipal de estudantes secundaristas do Rio Grande do Norte será realizado no IFRN, neste sábado, e deverá reunir 300 estudantes secundaristas da Região Metropolitana de Natal.

Prestes a completar 30 anos de vida, a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas se prepara para realizar um grande e representativo Congresso para discutir os rumos do movimento estudantil nas escolas de ensino fundamental e médio da Região Metropolitana de Natal pelos próximos dois anos.

O processo eleitoral começou em junho com a votação de delegados e suplentes, que são os estudantes escolhidos em cada escola para representar sua instituição escolar no Congresso. Nas escolas com mais de 1500 estudantes, a eleição dos delegados e suplentes ocorreu por votação em urna. No restante das instituições, por Assembléia Geral.

O Congresso da UMES é o maior encontro da juventude da Região Metropolitana de Natal. Durante todo o sábado, os estudantes secundaristas terão a oportunidade de debater os problemas da educação pública e privada, avaliar as políticas públicas e discutir questões importantes como meio ambiente, esporte, direitos humanos e outros temas que são importantes para o movimento estudantil.

As atividades do Congresso ocorrerão no Auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN, Unidade Cidade Alta. O presidente da UBES, Yann Evanovick, estará presente ao 16º Congresso da UMES.

O Vice-Presidente da UMES, Pedro Henrique, ressalta a realização do Congresso da UMES como um espaço que repercute diretamente no Rio Grande do Norte. "Foi de momentos como esses que os estudantes aprovaram que iriam às ruas conquistar o meio passe estudantil, a meia-entrada, a gestão democrática e meia passagem intermunicipal".

Como funciona o Congresso da UMES

Durante o Congresso da UMES, será eleita a nova diretoria da entidade, que terá a responsabilidade de conduzir uma gestão pelo período de dois anos defendendo as bandeiras e resoluções aprovadas no Congresso.

A eleição da UMES é congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como a CTB, CUT, OAB e CNBB. As chapas se organizam em teses que são apresentadas, discutidas e eleitas na Plenária Final. São votadas as propostas consensuais, divergentes e, por fim, os estudantes elegem a nova direção e o presidente da UMES para os próximos dois anos.

A direção da UMES é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação. Além dos delegados (eleitos nas escolas), podem participar observadores credenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário