segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Congresso de Reconstrução da APES/RN será em novembro

Nos dias 5 e 6 de novembro, a cidade de Montanhas receberá o 14º Congresso da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas, que será promovido em conjunto com a etapa estadual do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Fundada em 1928, a APES já contou em sua diretoria com personagens importantes da política e do mundo jurídico. Érico Hackradt, que dá nome ao plenário da Câmara Municipal de Natal, foi o primeiro presidente da reconstrução, na década de 40, e o Vereador que apresentou os projetos de lei da meia-entrada e da meia-passagem. Moacyr de Góis, escritor, educador e professor, Secretário de Educação em Natal durante a realização do movimento de alfabetização popular "De Pé no Chão Também se Aprender a Ler", também fez parte da gestão da APES.

Para o Diretor Regional da UBES, Pedro Henrique, esse é um período muito especial para o movimento estudantil potiguar. "Após a realização de um grande e prestigiado Congresso da UMES, nos preparamos para reorganizar essa que é uma das principais entidades estaduais do país, que contribuiu para a fundação da UBES e legou à primeira gestão da entidade nacional dos estudantes secundaristas um presidente potiguar".

Congresso da APES será em Montanhas

O 14º Congresso da APES será realizado na cidade de Montanhas, localizada a 87 quilômetros da capital. Possui aproximadamente 12 mil habitantes, fazendo parte da Região Comercial de Santa Cruz. A entidade estudantil municipal será a anfitriã do Congresso.

Para o presidente da UMES, Whanderley Costa, esse será um espaço importante para discussão das pautas que podem unificar os estudantes potiguares. "Nossa expectativa é que o Congresso aponte para uma agenda capaz de unificar os estudantes do Rio Grande do Norte, como ocorreu em outros períodos, como na luta pela gestão democrática e pela meia passagem intermunicipal".

Eleição de delegados, participe!

Os delegados ao Congresso da APES serão eleitos para o Congresso da APES e para a Etapa Estadual da UBES, através da eleição do delegado por voto em urna. Escolas com até 1000 estudantes matriculados elegem um representante; de 1001 a 1500, 2 delegados; 1501 a 2000, 3 delegados e assim sucessivamente.

As eleições são cadastradas através do sistema eleitoral nacional do Congresso da UBES e pode ser acessado através do endereço http://www.ubes.org.br/congresso.

Cadastre sua escola e venha fortalecer a luta dos estudantes secundaristas brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário