domingo, 28 de agosto de 2011

Vale a pena estudar de madrugada?

Semana passada, o Vestibular.com.br perguntou ao vestibulando se ele estuda de madrugada. Na enquete, um terço respondeu que abre as apostilas noite adentro. Embora a maioria (45%) tenha dito que não estuda nesse horário, o número dos que preferem a noite é expressivo - e tem uma razão. É que a madrugada guarda um tesouro para os estudiosos: o silêncio. Enquanto boa parte das pessoas dorme, a falta de ruído está garantida. O telefone não toca para interferir, a televisão sempre está desligada e os corredores estão vazios.

O silêncio é o principal aliado do estudante para manter a concentração em alta. Quem experimentou, sabe as vantagens. Como estamos no começo do ano letivo, época em que os alunos estão cheios de gás para dar conta do conteúdo – e muitos se comprometem a estudar até tarde -, preparamos umas dicas para quem resolver trocar a noite pelo dia.

1) É preciso garantir o sono
Estudar à noite não significa esquecer-se de dormir. É preciso definir as oito horas de sono diárias. Isso quer dizer: se você resolver estudar até as 2h da manhã, acorde só às 10h. Ou se você tem aulas pela manhã, durma no começo da noite – perto das 20h, por exemplo - para acordar na madrugada – perto das 4h. Especialistas em medicina do sono, no entanto, alertam que é preciso tomar bastante cuidado na hora de trocar a noite pelo dia. Para o médico Lucas Lemes, o sono à noite é o de melhor qualidade, porque tem menos interferência de barulho.

2) Mantenha a rotina
Algumas pessoas responderam na nossa enquete que só estudam de madrugada quando têm prova no dia seguinte. Isso é um perigo. Estudar por 10 horas seguidas, à base de guaraná em pó e café, não funciona. Você vai se esforçar muito, ficar bem cansado e os resultados serão mínimos. Para aprender, nosso cérebro precisa estar descansado. Esta regra é básica.

3) Evite estimulantes
A opção pelo sono em um horário diferenciado deve ser natural. Se você não conseguir ficar acordado estudando até a meia-noite, durma. Vá tentando estender o sono aos poucos, até que seu corpo esteja acostumado com o novo horário de sono. E, lembrando: evite estimulantes. A cafeína, por exemplo, faz o corpo liberar substâncias que inibem o sono natural, o que pode acarretar em mais cansaço no dia seguinte.

Fonte: http://www.vestibular.com.br

Um comentário:

  1. sempre dormia mais tarde agora estou tentando desse de 20:00 as 04:00 para estudar,sou mãe então preciso desse novo horário.

    ResponderExcluir